«

»

Jan 23

Ressonância Móvel inicia atendimento em Angra dos Reis

Expectativa é realizar exames em mais de 800 moradores da cidade e municípios vizinhos

A Ressonância Magnética Móvel da Secretaria de Saúde começou a atender a população de Angra dos Reis nesta ontem, 22 de janeiro. Esta é a segunda vez que o aparelho fica na cidade, beneficiando também os moradores de municípios vizinhos: Paraty, Mangaratiba, Itaguaí, Barra Mansa, Rio Claro e Resende. A estrutura ficará no município até o dia 27 de fevereiro. A expectativa é que sejam atendidos mais de 800 pacientes.

A carreta móvel está montada na Praia do Anil, na Av. Ayrton Senna, ao lado da estátua dos Três Reis Magos. A estrutura conta com área climatizada para recepção e acolhimento dos pacientes, com TV e água gelada. A ressonância tem capacidade para fazer até 35 procedimentos por dia. Desde que foi inaugurado em 2010, o aparelho já realizou 26.513 procedimentos.

A ressonância funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h. Nos sábados e feriados o funcionamento é das 7h30 às 15h. Além da ressonância magnética, o Rio de Janeiro conta com um mamógrafo e dois tomógrafos computadorizados móveis, que também rodam todo o estado atendendo regiões em que não há este tipo de exame na rede pública de Saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

Ressonacia

Estrutura fica no município até 27 de fevereiro – Foto Divulgação

Agendamentos 
Os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe as informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

O exame de ressonância magnética móvel não é indicado para pacientes com clip de aneurisma, marcapasso, grávidas de até 12 semanas, stent ou filtro vascular com menos de 6 semanas, piercing, que precisa ser retirado, respirador e bomba infusora. Além disto, a pessoa não deve passar gel no cabelo ou ir com ele molhado, não passar pomada no local a ser examinado, fazer jejum de 2 horas para todos os exames, exceto abdome superior, que exige 6 horas de jejum. O paciente não deve suspender qualquer medicação em função do jejum, mas apenas tomar com pequena quantidade de água.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>