InícioCidadesCâmara de Osasco presta homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira

Câmara de Osasco presta homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira

spot_img

Programa Nossa História celebra a atuação dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial

Da Redação

A Câmara Municipal de Osasco prestou, na manhã desta quinta-feira (22), uma homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 197ª edição do Programa Nossa História. A cerimônia destacou a participação dos soldados brasileiros – os “pracinhas” – na Segunda Guerra Mundial e enalteceu o legado daqueles que combateram o nazifascismo em solo europeu.

O ato cívico teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município de Osasco, conduzido por Douglas Ramos, Jairo Junqueira da Silva Filho e Benedito Rafael da Silva, respectivamente.

Durante o evento, foram relembradas as contribuições heróicas dos militares brasileiros, incluindo a participação de mulheres que integraram a tropa. Douglas Ramos, guardião do Monumento aos Brasileiros Mortos em Ação na 2ª Guerra Mundial, destacou o papel fundamental das 73 mulheres que atuaram na linha de frente.

Essas mulheres serviram não apenas de amparo emocional, mas cuidaram da saúde de nossos soldados feridos em combate. O nosso exército era diferente de outras tropas, era um grupo diverso e todos lutavam juntos. O Brasil enviou uma Divisão que substituiu sete outras, encaminhadas à Normandia”, ressaltou Ramos, veterano da Força Aérea Brasileira.

O 1º tenente da reserva do Corpo da Armada da Marinha do Brasil, Jairo Junqueira da Silva Filho, reforçou a importância da atuação dos Aliados para a defesa da democracia mundial.

As pessoas não imaginam qual era a ameaça nazifascista. Os planos de Hitler e Mussolini era dominar o mundo ocidental e se tivessem tido sucesso não estaríamos aqui hoje, usufruindo da liberdade que temos”, afirmou.

Foto: Câmara Municipal de Osasco

Ex-vereador osasquense e ex-juiz de Direito, Benedito Rafael da Silva compartilhou lembranças de sua chegada a Osasco em 1954, se instalando na região de Quitaúna, onde está localizado o 4º Batalhão de Infantaria Mecanizada (4º BIM) do Exército Brasileiro.

Minha família escolheu Osasco e essa cidade nos deu tudo, abriu portas”, ressaltou Benedito, ao contar sobre suas batalhas no judiciário.

Encerrando os pronunciamentos, o tenente-coronel Leonardo Kuwabara, comandante do 4º BIM, destacou que soldados oriundos de Osasco integraram a FEB e combateram na Itália, alguns dos quais foram condecorados por bravura.

A Silver Star é concedida a militares que demonstram bravura em combate. É um grande reconhecimento e nos enche de orgulho que um dos nossos soldados recebeu essa honraria”, comemorou Kuwabara.

A cerimônia reforçou o compromisso da Câmara Municipal com a preservação da memória histórica e a valorização dos que contribuíram para a construção da democracia no Brasil e no mundo.

 

Mais Lidas

spot_img