InícioCidadesAmeaças de falsos ataques às escolas aumentam nas cidades

Ameaças de falsos ataques às escolas aumentam nas cidades

Prefeituras reagem às fake news que estão deixando pais assustados e garantem que casos estão sendo investigados

Da redação

Em algumas cidades do estado de São Paulo, o registro de falsas ameaças às escolas tem se tornado cada vez mais frequente, deixando pais e autoridades em alerta, principalmente se considerarmos os casos de extrema violência ocorridos recentemente em instituições de ensino do país.

Na cidade de Barueri, o feriado foi marcado por ameaças de ataques a escolas em redes sociais, tendo inclusive uma pessoa presa acusada de ter enviados as ameaças. Em vídeo publicado na segunda-feira (10), a prefeitura garante que as medidas preventivas já foram tomadas com viaturas da GCM nas portas das escolas para acompanhar a movimentação dos estudantes. A administração municipal relembra que há mais de um ano foram instalados totens de segurança em cada unidade escolar para monitorar os locais.

Em Carapicuíba, a gestão municipal emitiu nota alertando sobre informações falsas sobre possíveis ataques em escolas dos municípios da região com mensagens trocando apenas os nomes das escolas.

“A Polícia Civil trabalha nas investigações para identificar as pessoas que estão disseminando as fake news e assustando a população. A Prefeitura de Carapicuíba montou uma força tarefa com a GCM para rondas nas escolas. Além disso, a Polícia Militar também está atuando para a segurança da comunidade escolar”, ressalta a nota da prefeitura.

A administração de Jandira também emitiu nota informando que muitas notícias falsas foram compartilhadas na região mudando apenas o nome da cidade, causando enorme preocupação. “Tudo isso está sendo investigado e, com muito trabalho dedicado, retornaremos à normalidade em breve”, finaliza o texto.

Em Pirapora do Bom Jesus, a prefeitura informou que também registrou notícias falsas sobre tentativa de atentado às escolas da cidade. “A Guarda Civil Municipal está atenta, atuando de maneira preventiva e ostensiva nas imediações das escolas para proteger alunos, professores e todos os profissionais de ensino. Pedimos calma a todos e contamos com a colaboração das famílias piraporanas para que fake news não prosperem”, alerta.

O município já havia informado que está trabalhando em um novo protocolo de segurança para proteger o ambiente escolar. Segundo a administração municipal, Guarda Civil, guardas escolares e vigias vão intensificar as ações de segurança no perímetro escolar.

Mais Lidas

spot_img