InícioPolíticaBarueri pode adotar medidas preventivas contra agressão a professores

Barueri pode adotar medidas preventivas contra agressão a professores

Proposta surgiu na Câmara Municipal por intermédio do vereador Rafa Carvalho, que apresentou Indicação à prefeitura

Da Redação

A adoção de medidas de conscientização e prevenção de agressões contra educadores em escolas de Barueri foi um dos assuntos discutidos na Câmara Municipal. A proposta apresentada no formato de Indicação é de autoria do vereador Rafa Carvalho (União) e, segundo ele, é preciso dar apoio aos profissionais da Educação para lidar com a agressividade de alunos e pais de alunos, seja por meio de palestras ou campanhas.

De acordo com a justificativa do parlamentar, além de se prepararem para levar o conteúdo em sala de aula, nos dias de hoje, os professores têm que ter preparação psicológica para lidarem com eventuais casos de violência.

“Até então, o episódios de agressões praticados especialmente por alunos eram sempre associados ao bullying, seja no contexto brasileiro ou norte-americano, esse fator sozinho não dá mais conta de explicar o fenômeno”, argumenta.

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

“Existem inúmeros casos cotidianos que passam despercebidos e chegam a ser normalizados pela sociedade, essa é a razão pela qual o combate à violência contra educadores deve ser discutido e medidas preventivas que minimizem essas ocorrências por meio do dialogo e da cultura de conciliação”, (Vereador Rafa Carvalho).

 

Índices da violência contra os professores

No documento, o vereador cita um levantamento realizado em julho de 2022 pela Associação Nova Escola, que ouviu mais de 5.000 professores. Foi constatado que 51,23% relataram terem sido agredidos verbalmente nas escolas na qual eles trabalhavam e outros 7,53% relataram violência física. Na maioria das vezes, 50,5% os agressores eram alunos.

Mais Lidas

spot_img