Proposta de inclusão de semana municipal de combate à gordofobia foi aprovada pela Câmara Municipal e aguarda sanção do prefeito Rubens Furlan para se tornar lei
Da Redação
O debate sobre a chamada gordofobia, denominação utilizada para preconceito contra pessoas obesas, deve ganhar mais espaço em Barueri. Na sessão de terça-feira (16) da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 24/2023 que inclui no calendário oficial de eventos do município a semana municipal de combate à gordofobia.
A proposta de autoria do vereador Hélio Júnior (PL) destaca que a data deve ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 10 de setembro. Com a aprovação no Legislativo, o ofício foi encaminhado ao prefeito Rubens Furlan (PSB) para sancionar e transformar em lei.
Em âmbito nacional, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 53/2022 de autoria do ex-deputado Alexandre Frota, que Institui o dia nacional de combate a gordofobia em território nacional. No caso dessa proposta, o dia instituído seria 16 de janeiro em todos os anos.
Riscos da Obesidade
Obesidade é uma doença crônica que pode acarretar em diversos males para o corpo, como alerta artigo publicado no Hospital Albert Einstein, e aumenta o risco de doenças, como: Hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, Diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, Infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC).