Proposta visa criar campanhas e outras ações para inibir a prática do racismo em competições esportivas. Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal
Da Redação
A Câmara Municipal de Barueri aprovou na sessão dessa terça-feira (29) o programa de Política Municipal de Combate ao Racismo em competições esportivas. De autoria do vereador Leandrinho Dantas (PRTB), a proposta deve implementar ações para inibir a prática.
No texto aprovado pela Câmara, o parlamentar justifica comentando que episódios de racismo estão se proliferando em partidas de futebol e como exemplo, cita casos como do goleiro Aranha em 2014 ou o mais recente com Vinícius Júnior em maio deste ano.
Já em uso da tribuna, Leandrinho relembrou que exemplos como esses também já foram registrados em campeonato amador de futebol na cidade. “Falamos de jogos internacionais, mas precisamos cuidar da nossa casa”, disse.
A política municipal deve se focar em ações como campanhas de conscientização e de atendimento a eventuais vítimas. Conforme a proposta, ela vai fornecer instruções a funcionários e servidores envolvidos com os eventos esportivos na cidade.
O projeto foi encaminhado ao prefeito Rubens Furlan (PSB) para sancionar e transformar em lei.