O verão começa oficialmente em 21 de dezembro, às 6h21 pelo horário de Brasília. Esta primavera vai terminando com muita chuva sobre o Brasil
Da Redação
A circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica na costa da região Sul e o desenvolvimento de uma nova frente fria, que vai avançar pela costa da região Sudeste, vão estimular a formação de muitas áreas de nuvens carregadas sobre o Brasil neste fim de semana.
Quase todos os estados brasileiros terão algum risco de chuva forte, mas o maior risco para chuva volumosa e temporais estará nos estados do Sul, do Sudeste e do centro-oeste do país.
Previsão para sábado, 14/12/24
Nesse sábado, o sol e o tempo seco vão predominar sobre a maioria das áreas do Nordeste do Brasil. Algumas pancadas de chuva podem no Maranhão, no oeste da Bahia, em áreas do litoral, da Zona da Mata e do Agreste desde o Ceará até o sul da Bahia.
A maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil passam este sábado com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Apenas o norte capixaba e a divisa da Bahia e com Minas Gerais ficam fora dos alertas para chuva forte.
São Paulo e Belo Horizonte estão entre as capitais que devem receber chuva volumosa neste sábado.
Alerta para temporais em todas as áreas do São Paulo, na região serrana do Rio de Janeiro, na grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira, no Sul de Minas e na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Alerta para temporais também em todo Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás, no extremo sul e oeste de Mato Grosso.
No Sul do Brasil, as áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva frequentes neste sábado em quase toda a região, mas também ocorrem em períodos com o sol, especialmente no interior do Rio Grande do Sul e nas áreas a oeste de Santa Catarina e do Paraná.
A Climatempo alertou para o nível de perigo para ocorrência de chuva volumosa e temporais no litoral de Santa Catarina, incluindo a grande Florianópolis, e também no litoral sul gaúcho.
Alerta para temporais no leste e região serrana do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, na serra, no Sul, Litoral, e Vale do Itajaí em Santa Catarina, no leste, centro, norte e noroeste do Paraná, incluindo a grande Curitiba.
Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba estão entre as capitais que devem receber mais chuva neste sábado.
No Norte do Brasil há risco de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade em praticamente toda a região. No Pará e no Amapá, as pancadas de chuva tendem a acontecer especialmente à tarde e à noite.
Alerta para temporais no sul de Rondônia e na divisa do Amazonas com Mato Grosso.
Previsão para o domingo, 15/12/24
No último domingo da primavera, 15 de dezembro, ainda vai chover em praticamente todos os estados brasileiros. A chuva mais frequente volumosa deve ficar concentrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Há risco de fortes pancadas de chuva no decorrer do dia em praticamente todas as áreas dessas regiões.
O norte capixaba e a região mineira do Vale do Jequitinhonha ainda terão predomínio de sol. O sol volta a predominar também no sul de Mato Grosso do Sul e nas áreas de fronteira com o Paraguai.
As áreas de instabilidade mais intensas se afastam do Sul do Brasil, permitindo uma diminuição da nebulosidade e também das condições para a chuva. Por isso, durante o domingo, todo o Sul do Brasil volta a ter períodos com sol e as pancadas de chuva devem acontecer de forma isolada, à tarde e à noite.
Na região Nordeste, o sol predomina durante o domingo em praticamente toda a Bahia, em Sergipe, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí. Pancadas de chuva devem ocorrer no oeste da Bahia, no Maranhão, norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no leste de Pernambuco e em Alagoas.
Fonte: Climatempo