InícioPolíticaBarueri pode ganhar centros hospitalares de referência para mulheres e idosos

Barueri pode ganhar centros hospitalares de referência para mulheres e idosos

spot_img

Indicações legislativas sugerem criação de unidades especializadas para atendimento médico-hospitalar

Da Redação

Na sessão de terça-feira (18) da Câmara Municipal de Barueri, o vereador Kascata (SD) apresentou duas Indicações Legislativas propondo a construção de centros hospitalares especializados na cidade. As propostas visam ampliar e aprimorar o atendimento médico-hospitalar para mulheres e idosos, garantindo um suporte adequado e especializado para esses públicos.

Vereador Kascata | Foto: Marco Miatelo/ Câmara de Barueri

Centro Hospitalar de Referência da Saúde da Mulher

A proposta Centro Hospitalar de Referência da Saúde da Mulher tem como objetivo proporcionar assistência médico-hospitalar e ambulatorial especializada para as mulheres do município.

De acordo com a Indicação, a unidade atenderia diversas áreas, como ginecologia, tratamento de câncer ginecológico e mamário, reprodução humana, planejamento familiar, esterilidade, sexualidade, atendimento a vítimas de violência sexual, uroginocologia, endoscopia ginecológica, endometriose, oncologia clínica e cirúrgica, radioterapia, quimioterapia, mastologia, terapia intensiva, anestesiologia e tratamento da dor.

Na justificativa do ofício, o vereador destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce: “Em determinados casos, ao se iniciar o tratamento precocemente, impede a progressão da doença e, consequentemente, reduz a mortalidade, pelo qual, resta demonstrado a importância do projeto“.

Kascata também reitera as Indicações 509/2024, do vereador Leandrinho, e 914/2023, do vereador José de Melo, que também propuseram medidas para aprimorar a saúde da mulher no município.

Centro Hospitalar de Referência da Saúde do Idoso

Outra Indicação Legislativa apresentada por Kascata propõe a construção de um Centro Hospitalar de Referência da Saúde do Idoso em Barueri. O objetivo é atender as crescentes demandas do município e proporcionar um atendimento especializado e humanizado para a população idosa.

A unidade ofereceria assistência médico-hospitalar e ambulatorial na área geriátrica, fisioterapia especializada, atendimento clínico e cirúrgico, anestesiologia e tratamento da dor.

Na justificativa do ofício, o vereador ressaltou a necessidade de um local dedicado exclusivamente à saúde do idoso: “Ainda, é necessário um local especializado para o atendimento integral da saúde do idoso, visto que, em alguns casos, ao se iniciar o tratamento precocemente, impede a progressão da doença e, consequentemente, reduz a mortalidade, pelo qual, demonstra a importância do projeto“.

A proposta também reforça as Indicações 2594/2023, do vereador Wilson Zuffa, e 265/2021, do vereador Leandrinho, que já haviam sugerido melhorias na saúde geriátrica no município.

Mais Lidas

spot_img