Proposta do vereador Edmilson Dimi assegura direito ao estacionamento gratuito mesmo em vagas não reservadas
Da Redação
A Câmara Municipal de Barueri aprovou nesta semana o Projeto de Lei nº 16/2025, de autoria do vereador Edmilson Dimi (PL), que trata do uso de vagas não reservadas no estacionamento rotativo (zona azul) por pessoas com deficiência.
O projeto estabelece que, na ausência de vagas específicas ou regulamentadas disponíveis, a pessoa com deficiência poderá estacionar em qualquer outra vaga da zona azul, mantendo os direitos já assegurados, como a isenção da tarifa determinada pela Administração Pública Municipal, sem sofrer penalidades ou multas.
Durante a sessão, o vereador Edmilson Dimi defendeu a medida, afirmando que a legislação atual impõe obstáculos desnecessários às pessoas com deficiência.
“O deficiente tem uma vaga especial reservada para estacionar. Ocorre que, quando chegou a zona azul aqui no município, ele estacionando em outra vaga, ele vai levar uma multa ali, o que não acho correto”, destacou.


O parlamentar ainda aproveitou para cobrar dos colegas vereadores mais atenção a propostas ligadas à zona azul, que tem gerado dúvidas e dificuldades para a população.
“Mas o meu projeto visa beneficiar as pessoas com deficiência. Tenho certeza que cada família tem uma pessoa com deficiência e sabemos como é. Só vai poder ajudar mais a vida dessas pessoas, que não é fácil”, completou Dimi.
A proposta segue agora para sanção do Executivo Municipal.