Para secretário de Saúde Milton Monti, esse percentual de abstenção prejudica o atendimento e retira a oportunidade de outro morador
Da Redação
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Barueri, o secretário de Saúde Milton Monti alertou sobre os problemas causados pelo absenteísmo no setor, isto é, quando o paciente marca uma consulta ou exame e não comparece.
Segundo ele, a média de ausências na cidade chega a 20% e, ao deixarem de comparecer, traz prejuízos e transtornos. “Se pudesse ser melhor organizado teríamos maior eficiência na prestação de serviço de saúde. Se a pessoa falta e não avisa não temos como colocar outra no lugar. Fica perdido e poderia ser melhor aproveitado”, lamentou Monti.
Engajamento da sociedade
Segundo ele, essa é uma média estadual, contudo, é preciso garantir engajamento da sociedade para diminuir esse percentual para que as oportunidades de consultas e exames possam ser disponibilizados a todo cidadão.
“Nossa determinação é que esses exames cheguem até a população. Muitas vezes uma pessoa pode ter um mal súbito ou uma indisposição, isso acontece. Mas se ela puder fazer a desmarcação com pelo menos 48h de antecedência, isso ser útil para que tenhamos maior aproveitamento”, recomendou o gestor municipal de Saúde.