Proposta vista agilizar auxílio policial para lidar com alunos infratores
Da redação
Em algumas Câmaras Municipais do país, vereadores têm reagido aos crescentes casos de violência registrados em escolas. Em Barueri, tramitam propostas para tentar coibir essas práticas entre os alunos infratores, uma delas é a implantação do chamado “botão do pânico” nas escolas municipais.
“Os casos de violência nas escolas tem assustado a população indiscriminadamente” (Vereador Rodrigo Rodrigues)
O projeto apresentado na sessão de terça-feira (4) pelo vereador Rodrigo Rodrigues (PSC) pede a criação do programa que acione órgãos de segurança como a Guarda Municipal e a Polícia Militar imediatamente. No texto, o parlamentar sugere que o botão do pânico possa ser acessado por meio de aplicativo à disposição de funcionários das escolas.
“A ideia dessa propositura surge depois dos recorrentes casos de violência nas escolas que tanto tem assustado a população indiscriminadamente”, reforça Rodrigues. Segundo ele, o programa visa aperfeiçoar o sistema de segurança e proporcionar melhores condições para ação imediata como forma de reduzir atos de violência.
O projeto foi encaminhado para comissões da Câmara Municipal e, caso esteja adequado passa por aprovação dos demais vereadores para então ser sancionado ou vetado pelo prefeito Rubens Furlan.
Detector de Metais
Contudo, essa não foi a única propositura apresentada na sessão com o intuito de frear a violência nas escolas. O vereador Thiago Rodrigues (PDT) foi autor de Indicação Legislativa que sugere a instalação de detector de metais nas escolas municipais de Barueri.