InícioPolíticaBarueri pode incluir detector de metais nas escolas

Barueri pode incluir detector de metais nas escolas

Proposta foi apresentada pelos vereadores Rodrigo Rodrigues e Thiago Rodrigues e visa coibir a violência nas escolas

Da Redação

Pela segunda semana seguida, a Câmara Municipal de Barueri apresentou mais uma proposta na tentativa de evitar casos de violência em escolas públicas. Dessa vez a medida sugerida é a implantação de detectores de metais em todas as escolas da rede publica municipal, apresentada pelo vereador Rodrigo Rodrigues (PSC). O projeto é similar à Indicação do vereador Thiago Rodrigues (PDT) apresentada na semana passada.

Rodrigo Rodrigues havia encaminhado projeto para adoção do chamado “botão do pânico” nas escolas na última sessão. Para essa nova proposta, ele relembra dos casos crescentes de violência nas escolas e como todos estão assombrados com os fatos registrados.

“O projeto visa coibir a violência nas escolas publicas mas, principalmente, coibir a defesa do bem maior, a vida humana” (Vereador Rodrigo Rodrigues)

Segundo o texto, a partir da implantação, a entrada de qualquer pessoa nas unidades escolares estará condicionada a passar pelo detector de metais e todos estarão sujeitos a inspeção de seus pertences caso seja notada qualquer irregularidade.

A proposta apresentada na sessão dessa terça-feira (11) ainda precisa ser avaliada pelas comissões da Casa antes de ser avaliada pelos vereadores. Caso aprovada, passa pelo Executivo para então ser sancionada pelo prefeito Rubens Furlan antes de se tornar lei.

Medida ganha apoiadores no país

A adoção de detector de metais em escolas também é analisada em outros municípios e até em âmbito nacional. Na Câmara Federal, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos – AC) também propôs a medida. Mas antes que a pauta seja discutida em nacionalmente, Câmaras Municipais de todo o país já estão se movimentando, como é o caso da própria Barueri, além de Aquidauana (MS), Bady Bassitt (SP), Concórdia (SC), Gramado (RS), Ibitinga (SP), Manaus (AM), Piracicaba (SP), São José do Rio Preto (SP).

Mais Lidas

spot_img