InícioPolíticaBeto Piteri retorna à prefeitura de Barueri após decisão do TSE

Beto Piteri retorna à prefeitura de Barueri após decisão do TSE

spot_img

Nunes Marques suspende decisão do TRE-SP; prefeito e vice retomam funções após afastamento temporário

Da Redação

O ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu nesta quinta-feira (1º) a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que havia determinado o afastamento do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e da vice-prefeita Cláudia Marques (PSB). Com a decisão, ambos estão de volta aos cargos para os quais foram eleitos.

A decisão do TRE-SP, proferida na última segunda-feira (28), cassava os mandatos por suposto uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha eleitoral de 2024.

A suspensão foi concedida após recurso protocolado pela defesa da vice-prefeita Cláudia Marques. No pedido, os advogados alegaram que a execução imediata da decisão contrariava entendimentos anteriores do próprio TSE, e que não havia provas suficientes de que os acusados tinham conhecimento das supostas irregularidades.

Durante a ausência de Piteri, o presidente da Câmara Municipal de Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos), chegou a assumir interinamente a chefia do Executivo municipal na terça-feira (29).

Com o retorno dos eleitos, lideranças políticas da cidade se manifestaram. O prefeito Beto Piteri comentou a decisão em uma rede social: “Que seja feita a vontade de Deus e do povo de Barueri“, postou.

Já o presidente da Câmara, Wilson Zuffa, também se pronunciou, afirmando:
[Beto Piteri e Cláudia] estão mantidos nos cargos para os quais foram legitimamente eleitos pelos cidadãos de Barueri, garantindo a prevalência da vontade popular“, frisou.

As postagens estão no final desta reportagem.

A decisão do ministro Nunes Marques tem caráter liminar e ainda será analisada em definitivo pelo plenário do TSE.

Mais Lidas

spot_img