InícioPolíticaCâmara de Osasco inicia votação de projeto que muda regras do transporte...

Câmara de Osasco inicia votação de projeto que muda regras do transporte escolar

Proposta do Executivo visa ampliar número de profissionais credenciados e oferta de transporte a alunos de Osasco

Da Redação

O plenário da Câmara de Osasco iniciou, nesta quinta-feira (14), a discussão e a votação de Projeto de Lei que muda as regras de funcionamento do transporte escolar no município.

De iniciativa do Executivo, o Projeto de Lei 140/2023 altera a Lei 4.873/2017, que dispõe sobre o transporte escolar privado no âmbito do município de Osasco.

No processo de discussão, o líder do governo na Casa, vereador Délbio Teruel (UNIÃO BRASIL), detalhou a finalidade da proposta. “É um projeto importante, que vem para ajudar muita gente na nossa cidade. O objetivo é ampliar o número de profissionais para a prestação de serviços no transporte escolar, porque a lei atual limita em demasia essa participação”, explica.

Os vereadores Paulo Junior (PP), Josias da Juco (PSD), Laércio Mendonça (PSD), Ralfi Silva (REPUBLICANOS) usaram a Tribuna. Eles falaram da importância da proposta para os transportadores e do diálogo aberto com o Executivo. Isso permitiu que os parlamentares tirassem dúvidas sobre o texto e contribuíssem com sugestões.

Mudanças

De acordo com o projeto, as mudanças vão permitir a utilização de veículos alugados. Atualmente, a lei possibilita apenas o uso de carros próprios.

Outra alteração prevista é a permissão para que os transportadores possam usar até dois veículos, uma vez que atendam às normas da Portaria Detran/SP n° 1310/2014.

O texto também prevê que pessoas físicas ou jurídicas que detenham outras atividades econômicas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) possam exercer a atividade, desde que o veículo seja usado apenas para transporte escolar.

O projeto prevê, ainda, a possibilidade de vistoria anual do veículo por empresa cadastrada no órgão de trânsito e credenciadas, inclusive com laudo de vistoria.

O texto passou em 1º turno e deve ser submetido a nova votação na sessão da próxima terça-feira (19). Nessa primeira etapa, a proposta recebeu 13 votos favoráveis e uma abstenção.

Mais Lidas

spot_img