Pior participação do Timão na fase de grupos do torneio foi em 1977. De lá para cá, sempre que avançou à fase de grupos, o alvinegro garantiu vaga nas oitavas de final
Da redação
A derrota por 2 a 1 para o Independiente del Valle em plena Neo Química Arena na última terça-feira (2) complicou a vida do Corinthians no Grupo E da Libertadores. Com 3 pontos em 3 jogos, o Timão ocupa a 3ª colocação e vai precisar vencer seus jogos fora de casa para avançar às oitavas de final. O desempenho ruim pode fazer o alvinegro bater um recorde negativo em sua história na competição continental, algo que aconteceu há 46 anos.
O Corinthians soma 17 participações na Libertadores. A primeira delas, em 1977, ano em que o Timão saiu da fila ao vencer o Campeonato Paulista. Vice-campeão brasileiro em 1976, o alvinegro garantiu vaga na competição continental do ano seguinte, mas sequer passou da fase de grupos. Em sua primeira experiência, o Corinthians ficou em 3º no Grupo 3 com 5 pontos (duas vitórias, um empate e três derrotas). À época, a vitória valia 2 pontos. A chave também tinha o Internacional, além do El Nacional e Deportivo Cuenca, ambos do Equador.
Depois disso, sempre que esteve na fase de grupos o Corinthians avançou, pelo menos, às oitavas de final. A última delas foi no ano passado, quando acabou eliminado pelo Flamengo nas quartas de final.
Na atual temporada, o Timão venceu apenas um dos três jogos que fez no Grupo E da Libertadores. Faltando mais três partidas, duas delas fora de casa contra Argentino Juniors e del Valle, o alvinegro pode, em caso de derrotas ou empates, bater o recorde negativo da fase de grupos de 1977, quando venceu apenas dois confrontos. A equipe paulista volta a campo no próximo dia 24, na Argentina, para enfrentar o Argentino Juniors, líder da chave com 7 pontos.
Correndo o risco de realizar sua pior campanha na fase de grupos, essa não será a pior participação do Corinthians na Libertadores. Em 2011, o Timão foi eliminado na primeira fase, conhecida como pré-Libertadores, para o Deportes Tolima (COL). Já em 2020, também na pré-Libertadores, mas na segunda fase, o alvinegro foi eliminado pelo Guaraní (PAR).