InícioEsporteCorinthians luta contra recorde negativo em sua história na Libertadores

Corinthians luta contra recorde negativo em sua história na Libertadores

Pior participação do Timão na fase de grupos do torneio foi em 1977. De lá para cá, sempre que avançou à fase de grupos, o alvinegro garantiu vaga nas oitavas de final

Da redação

A derrota por 2 a 1 para o Independiente del Valle em plena Neo Química Arena na última terça-feira (2) complicou a vida do Corinthians no Grupo E da Libertadores. Com 3 pontos em 3 jogos, o Timão ocupa a 3ª colocação e vai precisar vencer seus jogos fora de casa para avançar às oitavas de final. O desempenho ruim pode fazer o alvinegro bater um recorde negativo em sua história na competição continental, algo que aconteceu há 46 anos.

O Corinthians soma 17 participações na Libertadores. A primeira delas, em 1977, ano em que o Timão saiu da fila ao vencer o Campeonato Paulista. Vice-campeão brasileiro em 1976, o alvinegro garantiu vaga na competição continental do ano seguinte, mas sequer passou da fase de grupos. Em sua primeira experiência, o Corinthians ficou em 3º no Grupo 3 com 5 pontos (duas vitórias, um empate e três derrotas). À época, a vitória valia 2 pontos. A chave também tinha o Internacional, além do El Nacional e Deportivo Cuenca, ambos do Equador.

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Depois disso, sempre que esteve na fase de grupos o Corinthians avançou, pelo menos, às oitavas de final. A última delas foi no ano passado, quando acabou eliminado pelo Flamengo nas quartas de final.

Na atual temporada, o Timão venceu apenas um dos três jogos que fez no Grupo E da Libertadores. Faltando mais três partidas, duas delas fora de casa contra Argentino Juniors e del Valle, o alvinegro pode, em caso de derrotas ou empates, bater o recorde negativo da fase de grupos de 1977, quando venceu apenas dois confrontos. A equipe paulista volta a campo no próximo dia 24, na Argentina, para enfrentar o Argentino Juniors, líder da chave com 7 pontos.

Correndo o risco de realizar sua pior campanha na fase de grupos, essa não será a pior participação do Corinthians na Libertadores. Em 2011, o Timão foi eliminado na primeira fase, conhecida como pré-Libertadores, para o Deportes Tolima (COL). Já em 2020, também na pré-Libertadores, mas na segunda fase, o alvinegro foi eliminado pelo Guaraní (PAR).

Mais Lidas

spot_img