Revés no clássico culminou com a demissão de Odair Hellmann. Barbárie nas arquibancadas levou à punição no STJD
Da Redação
Ao ser derrotado pelo Corinthians por 2 a 0 na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos perdeu também seu treinador Odair Hellmann e o direito de ter seus torcedores nos estádios pelo período de 30 dias. Em ebulição e se aproximando perigosamente da zona de rebaixamento, o Peixe vai precisar encontrar no mercado um técnico disposto a encarar a pressão e disputar as próximas cinco rodadas do Brasileirão sem o apoio da torcida.
Na última quarta-feira (21), a partida entre Santos e Corinthians foi finalizada aos 41 minutos do segundo tempo. Torcedores do Peixe arremessaram sinalizadores para dentro de campo, colocando em risco a segurança dos jogadores. O goleiro Cássio, do Timão, quase foi atingido.
Dia seguinte às cenas de barbárie, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu o Santos preventivamente. Pelos próximos 30 dias, o Peixe terá que jogar com portões fechados nas partidas como mandante e, quando for visitante, não poderá ter torcedores nas arquibancadas. A punição vale para os times masculino e feminino até que o julgamento do caso aconteça no STJD.
No futebol masculino, o Santos jogará com portões fechados na Vila Belmiro contra Flamengo, Goiás e Botafogo, pelo Brasileirão, e diante do Blooming (BOL), pela Copa Sul-Americana. Os torcedores santistas também não estarão presentes no duelo contra o Cuiabá, fora de casa. Neste período, o Peixe também enfrenta o São Paulo, no Morumbi, mas os clássicos estaduais são realizados com torcida única desde de 2016, ou seja, o Peixe já não poderia contar com a presença de seus torcedores.
Com a derrota no clássico, o Santos também perdeu seu treinador. Odair Hellmann foi demitido. A demissão do técnico, no entanto, foi comemorada pelos torcedores santistas. Hellmann deixa o Peixe após 34 jogos e 44% de aproveitamento: 11 vitórias, 12 empates, 11 derrotas. No Brasileirão, o Santos não vence há cinco jogos. Foram apenas 3 vitórias em 11 partidas.
Odair era pra ser demitido depois da vergonha em Itú. Mas esperou ser eliminado de tudo, perder a pausa da data fifa pra demitir esse pardal.
Agora nosso ano já era e estamos brigando pra não cair graças a essa diretoria e jogadores
— SANTÓXICO ☢️ (@Santoxicofc) June 22, 2023
Santos demitiu corretamente Odair q fazia péssima trabalho. Faltou desligar Falcão q foi um grande jogador, mas é péssimo diretor de futebol. E faltou a renuncia de Andres Rueda q é o GRANDE responsável pela tragédia q vivemos nos últimos 3 anos. Ninguém aguente mais!
— Daniel Gonzalez (@DaniMYGonzalez) June 22, 2023
Demoraram 6 meses com esse inútil que não conseguir fazer um esquema de jogo padrão de saída de bola, toda culpa está nas mãos do Falcão e presidente, é inaceitável.
— Vinicius Bauer (@ViniciusBauer12) June 22, 2023
O Santos ocupa atualmente a 13ª posição com 13 pontos no Campeonato Brasileiro, mas pode cair um lugar na tabela até o término da rodada caso o Cuiabá vença o Botafogo nesta quinta-feira (22).
Por determinação do STJD, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Santos FC jogará sem torcida (portões fechados), inclusive como visitante, e em todas as categorias, por 30 dias ou até o efetivo julgamento. A medida, devido aos fatos ocorridos na partida de quarta-feira (21),… pic.twitter.com/3mnXuVePLs
— Santos FC (@SantosFC) June 22, 2023