Cidade está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a poucos quilômetros da capital paulista
Da Redação
A poucos quilômetros da capital paulista, Pirapora do Bom Jesus é uma excelente opção para quem quer sentir o clima do interior, mas sem sair da Região Metropolitana de São Paulo. Intitulada como a “Cidade da Fé Viva” por ser ponto de parada de romeiros e por ter uma forte tradição religiosa, ela atrai também amantes de esportes radicais, ciclistas, motociclistas ou de aqueles que querem curtir uma bela vista.
Para quem se locomove de veículo próprio, Pirapora do Bom Jesus pode ser acessada pela Rodovia Castello Branco e seguindo pela Estrada dos Romeiros. Para os que utilizam transporte público, a opção mais viável é o trem da CPTM na Barra Funda sentido Itapevi e descer na estação Barueri, em seguida, pegar o ônibus Linha 082 – Pirapora.
O município faz divisa com as cidades de Cabreúva, Jundiaí, Santana de Parnaíba, Cajamar e Araçariguama.
Morro do Capuava
Sem dúvida, o Morro do Capuava é considerado como um dos maiores atrativos da cidade, bem, pelo menos é isso que os amantes de esportes radicais garantem. O local, acessível pela Estrada dos Romeiros no Km 53, é point dos praticantes de voo livre ou mesmo para caminhadas curtas, isso sem falar no belo pôr-do-sol.
O acesso é gratuito, mas fique atento com os cuidados. É necessário levar protetor solar e chapéu, especialmente em dias muito quentes.
Turismo Religioso
A história da cidade é agraciada por momentos que envolvem a fé e a devoção. O Santuário do Senhor Bom Jesus é o principal cartão postal da cidade e é parada obrigatória para os que visitam a cidade, seja você uma pessoa religiosa ou não. É nele que está a imagem do Senhor Bom Jesus, encontrada em 1725 no então bairro de Pirapora, segundo os registros do Santuário.
Segundo consta, a imagem do Bom Jesus foi encontrada nas margens do Rio Tietê e levada para um palheiro. Esse local foi vitimado por um incêndio, mas somente a imagem de madeira do Bom Jesus resistiu à tragédia. Esse seria o primeiro milagre do Senhor Bom Jesus.
Além da visita ao Santuário, o visitante também tem a opção de conhecer a chamada Cruz do Século, instalada em 1900 e que proporciona uma vista de toda a cidade.
Mosteiro de São Norberto
Logo atrás do Santuário, é possível avistar o Mosteiro de São Norberto, também chamado de Museu do Seminário. O local foi espaço de estudo de religiosos e hoje em dia disponibiliza um rico acervo com móveis antigos, livros, fotografias, artigos religiosos e até artefatos da 1ª Guerra Mundial. Aberto aos domingos, das 8h às 16h e acessível por um preço bem acessível.
Festas Tradicionais
No decorrer do ano, Pirapora do Bom Jesus promove festas que já fazem parte de seu calendário tradicional, sendo a principal delas a Festa do Senhor Bom Jesus em celebração à emancipação política e do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus no leito do Rio Tietê. Essas comemorações acontecem dias antes e depois de 06 de agosto, dependendo da programação organizada pela prefeitura.
Além de apresentações musicais, fazem parte da programação diversas apresentações menores, além da tradicional feijoada na Casa do Samba, bailes e procissões.
O Carnaval também costuma ser bem agitado em Pirapora do Bom Jesus. Os diversos blocos que desfilam nas ruas e trios elétricos costumam atrair os jovens, mas também há opções para as crianças nas matinês, bailes e concursos de fantasias para todas as idades.
Organizado entre os meses de junho e julho, a Festa do Caipirão também se firmou no calendário oficial da cidade como a maior festa junina de Pirapora do Bom Jesus, disponibilizando comida típica, além de dança com quadrilha e música ao vivo.
Pirapora do Bom Jesus também conta com o Ponto de Apoio ao Turista localizado na Rua Cônego Vicente, 08, no Centro.