Ao todo, 24 equipamentos culturais terão atividades para todas as idades, em diversas regiões da cidade
Da Redação
Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, a capital receberá 37 atrações gratuitas promovidas pela Prefeitura de São Paulo e que passam por exposições, teatros, circo, música, artes plásticas, saraus e até bloquinhos de pré-Carnaval. Entre Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas Municipais, 24 equipamentos abraçam os paulistanos animados em passar o sábado e o domingo com muita cultura.
Entre as atrações de circo, está o número “À Riscar”, que se apresenta no sábado (15) e domingo (16) no estacionamento do Teatro Arthur Azevedo. Dirigido por Beatriz Evrard, a apresentação toca em uma camada mais profunda sobre o forte elo da amizade, cujos temas discutidos debatem sobre a cumplicidade das amizades e a passagem do tempo, muitas vezes rápida e silenciosa. No sábado, o número começa às 16h, e no domingo em duas apresentações: às 16h e às 17h30.
O “Sarau Musical da Capoeira”, realizado pelo Coletivo Órbita Cultural e Oralidades Pretas, vai tornar a Casa de Cultura Ipiranga/Chico Science um território preto repleto de força, resistência e poder, com a expressão de culturas tradicionais de matriz africana, como a capoeira, samba de roda, jongo, maculelê e o rap, em um ambiente de mistura poética, corporal, musical e falada. O Sarau já é realizado desde 2010, com a participação de músicos, cantores, atores, dançarinos e capoeiristas. A atividade já rodou por diversos equipamentos culturais municipais, em CEUs e Sescs e na programação oficial da Virada Cultural da Solidariedade, em 2024, no Museu Casa Bandeirante, e na Virada Cultural do Pertencimento 2023, na Biblioteca Mário de Andrade. O Sarau é sábado (15), às 18h.
A cultura nordestina também ganha destaque pelas emboladas da dupla Peneira e Sonhador, que possui mais de 29 anos de trajetória. Na Casa de Cultura Parelheiros, no dia 15 de fevereiro, às 16h, os cantores farão muitos improvisos como é de praxe das emboladas, e repentes já consagrados, como “Eu Vou Viajar” e “Fartura da Minha Terra”. Portanto, é uma ótima chance de conhecer novos gêneros musicais sem abrir mão do humor e do tradicionalismo.
Os músicos de plantão, desde os adultos ou até os mini ouvintes, têm muito o que anotar na programação do fim de semana da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. O “Sonzando”, na Praça da Balança do Polo Cultural Chácara do Jockey, e o show da banda de rock “Veneno de Alice” finalizam os nossos destaques inéditos. O “Sonzando” começa às 11h, promovendo um passeio musical repleto de brincadeiras de imitação, histórias e jogos rítmicos e corporais destinados à Primeira Infância sobre elementos da natureza. Enquanto a banda de hard rock usa a Casa de Cultura São Miguel para anunciar o novo single “Ontem”, com uma nova reformulação dos integrantes, marcado para às 16h.
Para conferir a programação completa do fim de semana e dos equipamentos culturais municipais, clique aqui.
Fonte: Prefeitura de São Paulo