InícioCidadesGuarujá começa a apreender caixas de som nas praias

Guarujá começa a apreender caixas de som nas praias

Som abusivo é recordista com mais de 4,7 mil ocorrências registradas nas praias de Guarujá

Da Redação

A falta de bom senso de alguns frequentadores das praias do Guarujá pode gerar prejuízo. O abuso de equipamentos sonoros nas praias levou a prefeitura a ampliar a fiscalização contra o hábito e apreender caixas de som e pagar multa. A medida começou a ser adotada na segunda-feira (8).

De acordo com o Código de Posturas Municipal, é proibido o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia, jardins e calçadões. Até então, o ordem era orientar e conversar, solicitando o desligamento do aparelho.

Frequentadores das praias começam a ser advertidos | Foto: Prefeitura de Guarujá

Conforme a prefeitura, policiais militares e guardas municipais irão reforçar na força tarefa de fiscalização, o som passará a ser apreendido, uma vez que existe sinalização da proibição em todas as praias, além da distribuição de panfletos informativos e orientação de fiscais.

O município contabilizou que durante as festas de fim de ano (25 de dezembro a 1º de janeiro), Guarujá registrou 4.711 equipamentos emitindo ruídos nas praias de Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada e Pernambuco. Todos foram desconectados, garante a prefeitura.

Além de aparelhos de som, o município também veta animais, tendas e barracas, churrasqueiras e bicicletas em suas praias. Contudo, o Código de Posturas municipal, instituído pela Lei Complementar 44, de 24 de dezembro de 1998, proíbe o uso de equipamentos sonoros, caixas de som e instrumentos de percussão na faixa arenosa, jardins e calçadões, sob pena de multa e apreensão do objeto.

Repercussão

Nas redes sociais da prefeitura de Guarujá, a grande maioria apoia a medida.

Eu já vendi meu apto por causa de som na praia das Astúrias e cães … virou bagunça ! Lugar que era de paz virou caos”, lamenta um ex-morador.

Guarujá precisa tomar medidas drásticas contra caixas de som, cachorros e tendas nas praias. As coisas saíram de controle e ninguém respeita nada de regras. Isso está uma várzea”, reclama outro.

Confira o que não é permitido nas praias de Guarujá:

Animais – Proibido o acesso na faixa de areia
Caixas de som – Proibido amplificadores de som de qualquer tipo
Tendas – Proibida a instalação de tendas, barracas ou similares
Churrasco – Proibido churrasqueiras e similares
Bicicletas – Proibido o estacionamento e o trânsito na faixa de areia

 

Mais Lidas

spot_img