InícioPolíticaOsasco: Câmara aprova certificação às empresas que adotam práticas de inclusão

Osasco: Câmara aprova certificação às empresas que adotam práticas de inclusão

Aprovada em primeiro turno, proposta cria o Selo Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência (PcD)

Da Redação

Os vereadores osasquenses iniciaram a discussão e votação de uma proposta que visa reconhecer empresas que adotam práticas de inclusão e reconhecimento ao trabalho de pessoas com deficiência.

De autoria da vereadora Pastora Cristiane Celegato (Agir), o Projeto de Lei 139/2023 institui o Selo Empresa Amiga da PcD (Pessoa com Deficiência) no município de Osasco.

A matéria trata do reconhecimento, por certificação, às empresas privadas que contribuem para a inclusão, o respeito e a valorização das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

Ao falar sobre a proposta, Cristiane Celegato deu exemplo de ações que as empresas adotam e que contribuem com a inclusão, com a equidade salarial entre colaboradores com e sem deficiência; criação de planos de carreira de evolução profissional e de programas de formação e desenvolvimento profissional para pessoas com deficiência; ações de combate ao preconceito e à discriminação; adoção de práticas de adaptação e acessibilidade no ambiente de trabalho etc.

A vereadora acredita que o Selo Empresa Amiga da PcD vai ajudar a quebrar barreiras sociais. “É uma forma que nós temos de dar visibilidade a essas pessoas com deficiência, que ainda são discriminadas no ambiente de trabalho, que muitas vezes participam de processos seletivos e não são contratadas. E nós precisamos mudar essa mentalidade”, declarou.

A autora destacou a aprovação do texto no dia 18 de junho – data em que é celebrado o Dia Mundial do Orgulho Autista.

A proposta foi aprovada com 16 votos favoráveis, em 1º turno, e precisa ser aprovada em mais uma votação, antes de ser analisada pelo prefeito Rogério Lins (PODE).

Mais Lidas

spot_img