Projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e visa orientar as vítimas sobre fraudes pela internet
Da Redação
Com o crescente número de golpes contra pessoas idosas no país, em especial golpes digitais, a Câmara de Osasco aprovou na sessão de quinta-feira (24), um projeto que institui a a Semana de Orientação aos Idosos Contra Fraudes e Golpes Praticados por Meios Eletrônicos e pela Internet.
A proposta é de iniciativa do vereador Joel Nunes (Republicanos), cujo objetivo é orientar as vítimas constantes de golpes e fraudes pela internet. “São muitos idosos enganados, porque têm pessoas se aproveitando e clonando seus cartões e senhas, para saquear suas contas”, apontou.
Nunes explicou que a instituição da data no Calendário Oficial de Osasco vai ajudar a conscientizar as vítimas sobre questões de segurança e, de acordo com ele, “trazer alento a esses idosos, para que possam ter guarida”.
Aprovado em 2º turno, o texto agora segue para sanção do prefeito Rogério Lins (Podemos).
De acordo com dados oficiais do governo federal, golpes contra pessoas idosas cresceram mais de 70% no país em 2023 em comparação com 2022. O Disque 100, do governo federal, registrou, nos cinco primeiros meses de 2023 mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos.