Prefeito da cidade, Dany Floresti se reuniu com o secretário de Turismo do estado, Roberto de Lucena para colher informações sobre as medidas que o município deverá adotar para obter o reconhecimento
Da redação
Pirapora do Bom Jesus pode entrar na lista de Estâncias Turísticas do estado de São Paulo. A prefeitura do município vai procurar atender os requisitos necessários impostos pelo governo de São Paulo para obtenção do título. Prefeito de Pirapora, Dany Floresti (PSD) se reuniu com o secretário estadual de Turismo Roberto de Lucena para colher informações obre as medidas que o município deverá adotar. Atualmente, Pirapora já figura entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT) paulistas, mas quer obter também o reconhecimento como Estância Turística.
A reunião realizada nesta quarta-feira (9) foi apenas o primeiro passo de Pirapora rumo ao título de Estância Turística. O título amplia os investimentos do estado nas atrações e infraestrutura oferecidas aos turistas que visitam o município. Como MIT, Pirapora já recebe anualmente recursos para o setor, mas pode alavancar o orçamento municipal para o turismo caso seja reconhecida como Estância Turística.
Enquanto um MIT recebe anualmente R$600 mil, as Estâncias Turísticas são contempladas com R$2 milhões por ano.
“Estância Turística de Pirapora do Bom Jesus. Esse é o reconhecimento que estamos buscando junto ao governo do Estado de SP e que foi tema da produtiva reunião que tive hoje com o Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo. Junto com o Vitinho, nosso secretário de Cultura e Turismo, discutimos assuntos técnicos e colhemos todas as informações necessárias para viabilizar esse sonho. Agora vamos ajustar os protocolos exigidos pelo estado e fazer de tudo para que Pirapora se torne uma Estância Turística. Já somos um Município de Interesse Turístico, mas queremos muito mais, porque Pirapora merece!”, escreveu Dany Floresti em suas redes sociais.
Dany era o prefeito interino quando Pirapora recebeu o título de MIT, em 2016. Desde que assumiu efetivamente a prefeitura, em 2021, ele tem buscado ampliar a presença dos turistas em Pirapora. Este ano, o município foi finalista do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Religioso. Milhares de fiéis visitam a cidade anualmente para conhecerem o Santuário e a imagem do Senhor Bom Jesus, encontrada no município há 298 anos, às margens do Rio Tietê.
Com recursos do MIT, Pirapora melhorou sua infraestrutura e tem projetos em andamento para novos pontos turísticos na cidade, como o novo Portal dos Romeiros, e a reforma na Praça do Encontro, onde está sendo construída um monumento ao Senhor Bom Jesus de 11 metros de altura.