InícioSociedadePrefeitura de São Paulo monta hospital para socorrer animais resgatados no RS

Prefeitura de São Paulo monta hospital para socorrer animais resgatados no RS

Além de viaturas, jet skis e drones, administração envia comboio com milhões de medicamentos veterinários, colchões, absorventes e outros produtos às vítimas

Da Redação

A Prefeitura de São Paulo monta neste final de semana um hospital veterinário na cidade de Canoas, uma das mais afetadas pela chuva que devasta o Rio Grande do Sul. No hospital, será possível realizar cirurgias, exames de imagem e tratamento ambulatorial.

A estrutura para o funcionamento do hospital sairá de São Paulo na manhã deste sábado (11), em um comboio com equipes preparadas para resgates em áreas de difícil acesso, como alagamentos ou com solo instável. Estão sendo enviados ambulâncias anfíbias, viaturas com tração nas quatro rodas e guincho, drones e motos aquáticas.

Esse atendimento aos animais e o envio do comboio fazem parte de uma grande ação coordenada pela Prefeitura para levar itens essenciais ao Rio Grande do Sul, medicamentos veterinários, colchões, produtos de higiene e equipamentos para auxiliar nos resgates.

Para agilizar o processo, a maior parte dos produtos será levada em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e também pelos Correios.

Outra parte chegará com o comboio, que é formado por quatro viaturas da GCM do modelo 4 x 4 e com guincho, uma viatura da Defesa Civil, também 4 x 4, um caminhão baú médio, duas viaturas anfíbias 4 x 4 do SAMU e vans que vão transportar os agentes. As equipes são formadas por 19 guardas-civis metropolitanos (GCMs), médicos, enfermeiros

Também serão enviados equipamentos para ajudar no resgate das vítimas, como drones, motosserras e lanternas.

A Prefeitura já havia iniciado uma campanha de solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul no último domingo (5), com o envio de 150 toneladas de produtos, entre eles 10 mil cestas básicas e uma tonelada de ração, além de equipes da GCM, botes e veículos para auxiliar no socorro. Veja mais aqui.

Foto: Prefeitura de São Paulo

Nesse comboio que parte neste sábado também serão levados itens e medicamentos para o atendimento no hospital veterinário, como seringas, sondas, catéter, fita adesiva e luvas.

Participam da operação que vai atuar no Hospital Veterinário a coordenadora da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), Analy Xavier, sete veterinários, e dois auxiliares administrativos.

No total, a Prefeitura está enviando quase 18 milhões de itens, como 2.611 colchões, 4 milhões de seringas descartáveis, máscaras cirúrgicas, entre outros.

A Prefeitura de São Paulo abriu pontos de coleta de donativos para a população atingida pelas chuvas nas 23 unidades do Descomplica, 29 terminais de ônibus e em 15 Centros Esportivos.

Veja aqui como ajudar.

 

Mais Lidas

spot_img