InícioPolíticaProjeto de Lei permite empresas darem nome a espaços públicos em Barueri

Projeto de Lei permite empresas darem nome a espaços públicos em Barueri

spot_img

Iniciativa aprovada na Câmara Municipal busca atrair investimentos privados para modernização e manutenção de áreas municipais

Da Redação

A Câmara Municipal de Barueri aprovou um Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a concessão de naming rights a empresas interessadas em associar sua marca a espaços e equipamentos públicos municipais. A proposta, de autoria do vereador Leandrinho Dantas (PSD), busca atrair investimentos privados para a manutenção, modernização e ampliação de locais como arenas, ginásios, teatros, centros culturais, parques, praças e estações de transporte público.

Com a nova legislação, empresas poderão disputar a concessão dos direitos de nomeação por meio de licitação, garantindo que o município permaneça com a titularidade dos bens. Além de associar suas marcas aos espaços, as companhias deverão contribuir para a manutenção, reforma ou modernização dos locais, preservando sua identidade visual e integridade, sem descaracterizá-los.

De acordo com o texto aprovado, os naming rights poderão ser concedidos por um período de até 10 anos, com possibilidade de renovação por igual período. Para o vereador Leandrinho Dantas, a medida representa um avanço na busca por alternativas para o financiamento da infraestrutura pública.

É uma forma de captar investimentos privados para manutenção, modernização e ampliação desses locais, sem gerar custos adicionais ao município. Essa iniciativa busca aprimorar a infraestrutura pública e garantir melhores serviços para a população”, afirmou o parlamentar.

Vereador Leandrinho Dantas | Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

A adoção de naming rights já é uma prática consolidada em diversas cidades e equipamentos públicos do Brasil. No estado de São Paulo, alguns exemplos incluem: Allianz Parque (Palmeiras), Neo Química Arena (Corinthians) e Teatro Bradesco (São Paulo).

Agora, com a aprovação do PL em Barueri, a expectativa é que novas parcerias entre o setor público e privado impulsionem a modernização da infraestrutura urbana da cidade.

Mais Lidas

spot_img