Proposta do vereador Thiago Rodrigues busca estimular a expressão artística e combater o vandalismo
Da Redação
A Câmara Municipal de Barueri aprovou o Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Promoção da Arte Urbana e do Grafite. De autoria do vereador Thiago Rodrigues (PSB), a iniciativa tem como objetivo incentivar a criatividade e o talento de artistas urbanos, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre os impactos negativos da pichação e atos de vandalismo.
A proposta busca valorizar, preservar e recuperar os espaços públicos da cidade, incentivando a participação da população na utilização desses locais por meio da arte. Além disso, a lei pretende reforçar a distinção entre o grafite e a pichação. Enquanto o grafite é uma expressão artística realizada com autorização do proprietário do imóvel ou espaço público, a pichação continua sendo considerada uma prática ilegal e passível de penalidades.
“Eu vejo que hoje dá essa chance para esses artistas mostrarem trabalho na cidade, nos muros, fazendo suas artes. Admiro muito esse trabalho desses artistas de rua, os grafiteiros“, declarou o vereador Thiago Rodrigues.


Para promover a nova política municipal, estão previstas diversas ações, como campanhas educativas de conscientização, iniciativas de incentivo e reconhecimento do grafite, além da criação de um cadastro de espaços públicos destinados à prática dessa expressão artística.
Com a aprovação na Câmara Municipal, o projeto agora está nas mãos do prefeito Beto Piteri para transformar a proposta em lei ou vetar.
Ver essa foto no Instagram