Natal Encantado e Festa da Família podem fazer parte do Calendário Oficial de eventos
Da Redação
O plenário da Câmara de Osasco aprovou em segundo turno, nesta quinta-feira (15), durante a 26ª Sessão Ordinária, dois projetos que reforçam a importância de ações em favor das famílias, da vocação turística de Osasco e do fomento à economia local no período natalino.
Os projetos criam datas no Calendário Oficial do município, com o objetivo de valorizar eventos com foco na valorização da instituição familiar e do evento Natal Encantado.
Proposto pela vereadora Stephane Rossi (PL), o Projeto de Lei 29/2025 oficializa o Natal Encantado em Osasco. O já tradicional evento acontece entre os dias 20 de novembro e 8 de janeiro do ano subsequente.
Segundo a autora, a oficialização do evento no calendário vai fortalecer a identidade cultural da cidade, além de promover o turismo e o comércio locais. “O Natal Encantado já é um evento que atrai milhares de pessoas, como demonstrado nas edições anteriores”, justificou a parlamentar no texto do projeto.
Já o Projeto de Lei 34/2025, de iniciativa do presidente Carmônio Bastos (Podemos), institui a Festa da Família no Calendário Oficial da cidade.
Promovido pela Paróquia São José, do bairro Vila São José, o evento realizará sua segunda edição neste ano e sempre acontece no último final de semana de maio – mês dedicado à família.
Bastos esclareceu que a festa é importante porque “celebra a união e os laços familiares”, o que propicia momentos de oração, de convivência fraterna e a conscientização sobre a importância da instituição familiar, que é o “núcleo fundamental da sociedade”.


Pároco responsável pela paróquia, o padre Marcos Funchal acompanhou a votação e explicou a importância do evento para as famílias osasquenses. “A cidade tem a oportunidade – e nós, como igreja católica – de mostrar um lado diferente, a beleza da família, os valores familiares, que cada vez são mais fundamentais para um mundo melhor. Não há futuro para a humanidade que não passe pela família”, declarou.
Os dois projetos foram aprovados em Segunda Discussão, por unanimidade, em votação simbólica, e agora seguirão para a apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos).