Em São Paulo, a concessionária de energia elétrica oferece uma sanção premial a quem se dedicar à reciclagem, um abatimento significativo na conta de luz
Por Thiago Tifaldi
Vamos direto ao ponto: muito ainda estão em home office, 2023 já está quase na metade, e o inverno já está chegando. Com isso, aquecedores, secadores de cabelo, chuveiros elétricos na temperatura mais quente, com a máquina de lavar estão funcionando à todo vapor.
Durante a pandemia de covid-19, a variação de valor em sua conta de luz dizia respeito ou à quantidade de pessoas em casa, fazendo home office, ou à sazonalidade do período de férias tanto dos adultos quanto das crianças, ou aos rodízios de veículos, ou às faixas ou bandeiras tarifárias, a depender do regime pluviométrico.
A depender de seu empregador, se estiver de acordo com as regras de teletrabalho dispostas na CLT, você provavelmente recebeu ou recebe auxílio de custo para suportar despesas que correriam por conta de seu empregador, tais como pacote de dados de internet e energia elétrica. Essa negociação seria o melhor dos mundos, sobretudo nesta época de outono/inverno em que aproveitamos as pausas ou para lavarmos/secarmos roupas guardadas em nossos armários, ou para nos aquecermos com nossos eletrodomésticos.
Tão certo quanto o aumento de consumo na conta de luz nesse período, com praticamente todo mundo em casa, é a quantidade de lixo que produzimos, e a solução pode estar exatamente aí, em seu lixo. Já pensou em reciclagem? Já pensou em separar o plástico, o vidro, o orgânico, o papel do lixo infectante, aquele do banheiro ou da caixinha de areia de seu gato de estimação? Já pensei, mas haja tempo e energia para limpar e separar.
Aí é que está: reciclagem envolve energia. E, se você tiver tempo e engajamento familiar, poderá economizar em sua conta de energia elétrica. Em São Paulo, a concessionária de energia elétrica oferece uma sanção premial a quem se dedicar à reciclagem, um abatimento significativo na conta de luz a depender da quantidade de resíduo. O site da Enel explica o que é e como funciona o programa Ecoenel:
“No Ecoenel você troca seus resíduos, que iriam para o lixo, por descontos na conta de luz. Nós garantimos que eles serão destinados corretamente. Uma parceria entre a Enel, recicladoras e você, que ajuda o meio ambiente e o seu bolso. Funciona assim: o cliente que entrega materiais recicláveis nos ecopontos do programa recebe bônus na sua conta de energia.”
Vou deixar o link a seguir. Engaje os seus familiares, os seus vizinhos, o seu condomínio. O desconto valerá para a sua casa, para a sua unidade, ou para a área comum de seu condomínio. Recicle. Todos temos muito a ganhar com iniciativas como essa.
Acesse: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/Sustentabilidade/iniciativas/archive/ecoenel.html
Thiago Tifaldi é advogado e consultor jurídico, especialista em Direito Constitucional, com ênfase em Direitos e Garantias Fundamentais e mestre em Ciências Sociais, com ênfase em Política.
Contato: thiagotifaldi@adv.oabsp.org.br