Lixão regional, transporte público e mobilidade urbana também estão no foco de ação do Consórcio que reúne vereadores de 12 municípios da região Oeste da Grande São Paulo
Da redação
Criado oficialmente no último mês de abril, o Parlamento Oeste reúne vereadores de 12 municípios da região Oeste da Grande São Paulo e terá grandes desafios pela frente. Saúde e os problemas de divisa serão os primeiros, seguidos por transporte público, mobilidade urbana e a criação de um lixão regional. Eleito presidente do consórcio, o vereador Thiaguinho Silva (UNIÃO), que também preside a Câmara de Itapevi, aposta na representatividade do novo grupo para solucionar demandas que, individualmente, os municípios não conseguem resolver.
O Parlamento Oeste vai se reunir novamente nesta primeira semana de maio para formatar o Regimento Interno que vai nortear as ações do grupo. A partir daí, o consórcio terá condições legais de se fazer representar junto aos órgãos oficiais. Enquanto isso, as primeiras ações práticas do Parlamento Oeste já começam a ser planejadas.
De acordo com Thiaguinho, as primeiras medidas estão sendo pensadas para a saúde e divisas dos municípios. “Entre as primeiras ações que vamos propor está a abertura dos Pronto-Socorros dos hospitais estaduais à municipalidade, além do questionamento sobre as divisas das cidades, que precisam de um cuidado mais próximo”, adiantou o presidente do Parlamento Oeste.
No setor de saúde, o grupo também vai pleitear a ampliação do número de vagas no sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) oferecidas aos pacientes da região. Sobre os problemas de divisa, já há previsão de reunião, inicialmente informal, entre os presidentes das Câmaras Municipais de Vargem Grande Paulista, São Roque e Itapevi para solução de problemas comuns às três cidades.
Transporte público, mobilidade urbana e a construção de um lixão regional também estão na pauta do Parlamento Oeste. “Vamos buscar uma proximidade maior com o DER, CCR Viaoeste e Via Mobilidade, no sentido de agilizar muitos pedidos para tornar as estradas e os serviços de transporte, sob suas responsabilidades, mais seguros e eficientes. Além disto, pretendemos lutar pela instalação de um lixão regional, que é uma questão que afeta toda região”, afirmou Thiaguinho.
O Parlamento Oeste deve se reunir semanal ou quinzenalmente, a depender da demanda, para que os vereadores possam debater temas de suas preferências e apresentar ideias aos seus colegas. O grupo também vai contar com o apoio do Cioeste, consórcio de prefeitos da região.
“Temos muitas ideias e projetos que tencionamos colocar em prática, e isso só será possível com o esforço de muitas mãos e sob a tutela do Cioeste, o maior consórcio intermunicipal do país em importância socioeconômica. Precisamos usar a força do Cioeste para buscar transformação nas nossas cidades”, finalizou Thiaguinho.
Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista, fazem parte do Cioeste e do Parlamento Oeste.