Há mais de um ano no Botafogo, o português Luís Castro levou a equipe à liderança do Campeonato Brasileiro. Fortaleza de Vojvoda e Palmeiras de Abel vêm logo atrás
Da redação
Foram apenas três das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, mas até aqui, a competição vem premiando os clubes com trabalhos longevos e convicção naquilo que querem dentro e fora de campo. Não por acaso Botafogo, Fortaleza e Palmeiras estão no topo da tabela. O trio tem à beira do campo treinadores com, pelo menos, uma temporada no comando técnico das equipes.
Neste período, Luís Castro, Juan Pablo Vojvoda e Abel Ferreira passaram por turbulências, mas foram mantidos por seus clubes e hoje desfrutam do bom desempenho no principal campeonato do país.
Desempenho
Há um ano e 33 dias no Botafogo, o português Luís Castro levou o time da estrela solitária à liderança do Campeonato Brasileiro após vencer o Flamengo por 3 a 2, no Maracanã. O treinador teve o trabalho questionado pela torcida após um início de ano ruim. O Botafogo sequer chegou às semifinais do Campeonato Carioca, mas, bancado pelo americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, o técnico deu a volta por cima. Único 100% no Brasileirão, o Botafogo lidera a competição com 9 pontos em 3 jogos.
Segundo colocado, o Fortaleza tem 7 pontos e um trabalho consolidado sob o comando de Vojvoda. Neste mês de maio o argentino vai completar dois anos de clube. Em 2022, o Leão do Pici terminou o primeiro turno na zona de rebaixamento do Brasileirão, mas embalou no segundo turno e garantiu vaga na fase preliminar da Libertadores. Este ano, acabou eliminado da competição continental e da Copa do Nordeste, mesmo assim, a diretoria do tricolor cearense manteve o argentino e agora vê o Fortaleza invicto no Campeonato Brasileiro.
Também invicto em três jogos, o Palmeiras é o terceiro colocado e tem o trabalho mais longevo do futebol brasileiro. Há 2 anos e 5 meses no Verdão, Abel Ferreira já conquistou oito títulos pelo time paulista, sendo dois deles em 2023. Ainda assim, a passagem do português no alviverde teve momentos de cobrança. Em 2021, torcedores pediram a saída de Abel pelo desempenho ruim contra os grandes clubes brasileiros. Naquele mesmo ano, porém, o Palmeiras superou o Flamengo na final da Libertadores e, de lá para cá, o português não foi mais questionado. O Verdão é o atual campeão brasileiro.