Indicação Legislativa apresentada na Câmara de Barueri visa modernizar controle de acesso e garantir mais proteção aos alunos
Da Redação
O vereador Leandrinho Dantas apresentou nesta semana, na Câmara Municipal de Barueri, uma Indicação Legislativa que propõe a implantação de catracas com reconhecimento facial nas escolas da rede municipal de ensino. A medida tem como objetivo reforçar a segurança dos alunos, além de promover maior controle e organização no acesso às unidades escolares.
Segundo o ofício encaminhado ao Executivo, a adoção da tecnologia representa um avanço na forma como as instituições de ensino gerenciam a entrada e saída de estudantes, servidores e visitantes. Para Leandrinho, o sistema de reconhecimento facial é uma ferramenta moderna, eficaz e que já vem sendo adotada com sucesso em diversos municípios brasileiros.
“Nós precisamos dar uma proteção às nossas crianças, aos nossos adolescentes na escola. E nós, em muitos lugares, muitos municípios já estão utilizando o reconhecimento facial na entrada, e por que não Barueri? Agora é a hora de começar a pensar nesse projeto”, explicou o vereador em depoimento ao Portal Dinâmico.


O parlamentar também demonstrou confiança no apoio para levar a ideia adiante. “Tenho certeza que o nosso secretário de Educação, Celso Furlan, e o prefeito Beto Piteri vão olhar essa indicação com carinho, porque eles também pensam no bem-estar das nossas crianças, para que possamos dar mais segurança aos nossos alunos da rede municipal”, afirmou.
Além do impacto na segurança pública, a proposta prevê benefícios administrativos, como o monitoramento em tempo real do fluxo escolar, a automatização de registros de frequência e a restrição de acesso não autorizado.
Vale lembrar que propostas semelhantes já foram apresentadas em legislaturas anteriores, pelos ex-vereadores Fabião e Robertinho, ambos citados na Indicação.
Ver essa foto no Instagram