InícioPolíticaVereadores de Barueri propõem reforço na segurança de escolas e estações de...

Vereadores de Barueri propõem reforço na segurança de escolas e estações de trem

spot_img

Indicações apresentadas na Câmara pedem mais patrulhamento da GCM e medidas de proteção para alunos e usuários do transporte público

Da Redação

A última sessão da Câmara Municipal de Barueri, realizada na terça-feira (15), teve como destaque a apresentação de Indicações Legislativas voltadas à segurança pública. Os documentos, encaminhados ao Executivo, tratam do reforço na presença da Guarda Civil Municipal (GCM) em pontos estratégicos do município, como escolas e estações de trem, especialmente durante os períodos mais críticos do dia.

Por meio da Indicação nº 797/2025, o vereador Allan Miranda (União) sugeriu a disponibilização de viaturas da GCM nas estações de trem durante a noite. A proposta surge após relatos de mulheres que se sentem inseguras ao transitar por esses locais no período noturno.

Barueri é atendida pela Linha 8–Diamante da CPTM, com quatro estações no município: Antônio João, Barueri, Jardim Belval e Jardim Silveira. A proposta busca ampliar a segurança para os milhares de passageiros que utilizam esses pontos diariamente, principalmente no período noturno.

Vereadores Allan Miranda e Kascata. Foto: Marco Miatelo/ Jean de Santana/ Câmara de Barueri

Segurança nas Escolas

Já a Indicação nº 822/2025, apresentada pelo vereador Kascata (SD), trata da necessidade de reforçar a segurança nas unidades escolares da cidade, incluindo EMEIs, EMEFs e Maternais. Segundo o parlamentar, tem sido crescente o número de relatos envolvendo abordagens suspeitas e episódios de violência nas imediações das escolas.

As unidades de educação infantil atendem um público extremamente vulnerável, composto por crianças em fase de formação e desenvolvimento, por isso é essencial garantir que esses ambientes sejam protegidos, acolhedores e seguros”, destacou Kascata. Ele ainda sugeriu medidas como intensificação do patrulhamento da GCM, presença de agentes nas entradas e saídas das unidades, instalação de câmeras de monitoramento, além de ações integradas com a comunidade escolar.

Ambas as indicações seguem agora para análise do prefeito Beto Piteri, que pode avaliar a viabilidade e implementação das sugestões apresentadas pelos parlamentares.

Mais Lidas

spot_img