Com shows gratuitos espalhados pela cidade, Governo de São Paulo prepara especial com transporte, segurança e cultura
Da Redação
Durante a Virada Cultural 2025, período com shows gratuitos espalhados pela cidade de São Paulo, o Governo de São Paulo terá uma operação especial para garantir segurança e mobilidade a quem for curtir o evento. No fim de semana dos dias 24 e 25 de maio, trens e metrô funcionarão de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Além disso, haverá reforço no policiamento nas ruas e uma programação especial nos equipamentos culturais do Estado.
Trens durante a Virada Cultural
De sábado para domingo, os trens da CPTM vão operar de forma ininterrupta durante toda a madrugada. Neste período, entre 00h e 4h, as 57 estações da companhia estarão abertas somente para desembarque de passageiros.
O acesso às linhas da CPTM poderá ser feito pelas estações de integração ao sistema: Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 11-Coral) Luz (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral), Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi), Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade) e Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira).
Durante todo o evento, haverá trens de prontidão em locais estratégicos ao longo da malha ferroviária, que poderão ser utilizados em caso de um eventual aumento de demanda. Os colaboradores da CPTM estarão à disposição para auxiliar os passageiros em seus deslocamentos.
Metrô durante a Virada Cultural
Já no Metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre os dias 24 e 25 da Virada Cultural. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
Haverá trens extras de prontidão, que poderão ser utilizados caso seja necessário em qualquer uma das linhas. O quadro de funcionários da segurança e estação também terá reforço.

Reforço no policiamento
Durante o fim de semana da Virada Cultural, o Governo de São Paulo mobilizará 4,2 mil policiais militares, com apoio de aproximadamente 900 viaturas. A estratégia de segurança também inclui monitoramento em tempo real, por meio de câmeras fixas e móveis, drones operados pelos Comandos de Policiamento de Área, e o sistema Olho de Águia.
Os shows também contarão com reforço na segurança. Haverá a instalação da Sala de Gerenciamento de Incidentes, com a participação integrada das unidades da Polícia Militar e de demais órgãos envolvidos. Além disso, a PM usará torres de observação posicionadas nos principais palcos, contribuindo para a segurança do público e a rápida resposta a qualquer eventualidade.
Programação cultural
Os equipamentos culturais do Estado de São Paulo aproveitam a Virada Cultural para oferecer uma programação especial. As atrações incluem shows e exposições especiais em museus. Confira os destaques:
Tributo a Rita Lee
Em show gratuito, a cantora Mel Lisboa apresenta versões acústicas de grandes sucessos da rainha do rock nacional em formato intimista, com voz e violão.
Quando: domingo, 25 de maio, das 13h às 14h
Onde: Parque Villa-Lobos – Entrada pelo portão principal à Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 ou pelo acesso à biblioteca, à Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.
Mais informações em www.bvl.org.br
Museu da Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa terá horário de funcionamento estendido no fim de semana da Virada Cultural. O Museu funcionará até às 21h, com entrada permitida até às 20h, e está localizado na Praça da Luz, Centro Histórico de São Paulo. O visitante terá diversas atrações para conferir:
Exposição principal e mostra temporária Fala Falar Falares
Com curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, a Fala Falar Falares celebra os sotaques brasileiros. Já a exposição principal destaca a diversidade do português falado no Brasil e em outras partes do mundo.
- Quando: sábado, dia 24 de maio, das 9h às 21h (com entrada permitida até as 20h); de terça a domingo, das 9h às 16h30
- Preço: R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia) | Grátis para crianças até 7 anos | Grátis aos sábados e aos domingos
- Onde: acesso pelo Portão A
- Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Sarau no Museu – Homenagem a Paulo Leminski e Alice Ruiz
Com Bruna Beber, Caetano Romão, Mirella Amorim e Bruna Lucchesi - Quando: sábado, dia 24, das 17h às 18h30
- Onde: no Pátio B
- Preço: grátis
Luz na Tela – Exibição do filme ‘Cine Holliúdy’
A exibição da comédia nacional “Cine Holliúdy” faz parte do projeto Luz na Tela, o cinema ao ar livre do Museu. Com direção de Halder Gomes, o longa acompanha a rotina do personagem Francisgleydisson, papel de Edmilson Filho, que luta para manter o cinema de uma cidade do interior cearense funcionando nos anos 1970. A principal ameaça dele é a chegada da televisão aos lares de seus vizinhos.
O curta-metragem ”Narrativas de Identidades: Entre Documentos e Vida”, dirigido por Mariana Brazales e desenvolvido no contexto do Festival Arquivo Aberto de 2024, realizado pelo Arquivo Histórico Municipal, também será exibido.
- Quando: sábado, dia 24, às 19h
- Onde: no Pátio B
- Preço: grátis
Domingo no Museu – Caravana Lúdica
A Caravana Lúdica conta com jogos, brincadeiras e tabuleiros para que todas as pessoas possam brincar livremente. - Quando: domingo, dia 25 de maio, das 11h às 16h
- Onde: no Pátio B
- Preço: grátis
Visita ao prédio da Estação da Luz
- Quando: aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
- Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
- Preço: grátis
Visita à exposição principal
- Quando: aos sábados e domingos, às 10h e às 13h
- Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria
- Preço: grátis
Museu das Culturas Indígenas
Virada Cultural no MCI: artes e brincadeiras indígenas
Quando: sábado, dia 24, das 14h às 16hVirada Cultural no MCI: Roda de Toré
Quando: sábado, dia 24, das 16h às 17h
Retirada de ingresso no site do Museu das Culturas Indígenas
Outras atrações
A cidade de São Paulo contará com outras atrações durante o fim de semana da Virada Cultural. O CultSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, participa da Virada com o evento “K-DAYS CultSP PRO”, uma programação especial gratuita voltada à cultura pop coreana. Saiba mais aqui.
A Avenida Paulista também será tomada de eventos culturais no final de semana. O circuito Paulista Cultural inclui Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles – IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista. Veja aqui a programação do Paulista Cultural para a Virada Cultural.
Fonte: Agência SP