InícioPolíticaCriação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco segue para...

Criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco segue para sanção do Executivo

Proposta garante recursos para políticas públicas de proteção à mulher como a viabilização de  ações de combate ao feminicídio e à violência doméstica

Da Redação

A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta terça-feira (30), durante a 24ª Sessão Ordinária, proposta do Executivo que cria um fundo para garantir investimentos para a execução de políticas públicas de proteção à mulher.

O Projeto de Lei 21/2024 cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, em consonância com a Lei Complementar 389/2020 e a Lei 5.244/2023, que reestrutura o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Osasco.

O texto passou em 2º turno, com 12 votos favoráveis, e seguirá para a sanção do prefeito Rogério Lins (PODE), autor da proposta.

De acordo com informações contidas no texto do projeto, a ideia é que o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher viabilize ações de combate ao feminicídio, à violência doméstica e de promoção da autonomia feminina.

Foto: Ricardo Migliorini / CMO

Trabalho infantil

Outra matéria que segue para sanção do prefeito é o Projeto de Lei 141/2023, de autoria da vereadora Elsa Oliveira (PODE).

O projeto institui em Osasco a Semana Municipal de Luta contra o Trabalho Infantil, a ser lembrada na semana do dia 12 de junho, em comemoração ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

Na justificativa do projeto, Elsa explica que, desde 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu o dia 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O objetivo da data é a mobilização para a problemática do trabalho infantil.

O Brasil é pioneiro e referência na comunidade internacional no que se refere aos esforços para a prevenção e eliminação do trabalho infantil. Desde meados da década de 1990, o país assumiu oficialmente a existência do problema e declarou sua disposição de enfrentá-lo. Osasco ainda não tem instituído no calendário oficial da cidade data em deferência a esse importante tema”, justificou a parlamentar.

Confira a lista de projetos aprovados na 24ª Sessão Ordinária: https://www.osasco.sp.leg.br/institucional/noticias/projetos-aprovados1/2024

Mais Lidas

spot_img