Você lembra como era o mundo em 2019? Muita coisa mudou de lá para cá, mas o Peixe não consegue vencer o Verdão
Da Redação
Santos e Palmeiras se enfrentam neste sábado (20), às 21h, na Vila Belmiro. O confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro será mais uma oportunidade do Peixe acabar com um jejum de vitórias que já dura quatro anos. A última vez que a equipe praiana venceu o alviverde foi em 2019 quando, sob o comando de Jorge Sampaoli, ganhou o clássico por 2 a 1. De lá para cá, o mundo mudou, muita coisa aconteceu, mas o Santos não consegue derrotar o Palmeiras.
O mundo passou por transformações desde a última vez que o Peixe bateu o Verdão. Naquele 9 de outubro de 2019, o planeta ainda não sofria com a pandemia da Covid-19 que, meses depois, paralisou os quatro cantos da terra. Hoje, a situação está mais controlada e a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública em relação à doença.
O mundo também não enfrentava a guerra entre Rússia e Ucrânia, a França era campeã da Copa do Mundo, Jair Bolsonaro era presidente do Brasil e Donald Trump era o chefe do Executivo dos Estados Unidos. Na música, Marília Mendonça era a segunda artista mais ouvida no Spotify. A cantora morreu em 2021.
Dentro de campo as coisas também mudaram, principalmente no Palmeiras. Se no confronto de 2019 o Verdão tinha apenas uma Libertadores, agora o alviverde tem três conquistas do principal torneio do futebol da América do Sul, uma delas, a de 2020, justamente sobre o Santos.
Entre 2020 e 2023, Santos e Palmeiras se enfrentaram 11 vezes, com nove vitórias do Verdão e dois empates. Neste período, o alviverde acumula quase 88% de aproveitamento. Desde a chegada de Abel Ferreira a vantagem palestrina é ainda maior. Em nove jogos, o Palmeiras tem 92,5% de aproveitamento com oito vitórias e apenas um empate.
Enquanto o Palmeiras permanece com o mesmo treinador desde novembro de 2020, o Santos, por sua vez, já teve oito técnicos efetivos e mais dois interinos. Marcelo Fernandes comandou o Peixe interinamente em quatro oportunidades. Atual comandando alvinegro, Odair Hellmann também já foi vítima do Verdão. No Paulistão deste ano foi derrotado por 3 a 1.