InícioUtilidadeNovos temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Novos temporais deixam o Rio Grande do Sul em alerta

Segundo relatório da Climatempo, a instabilidade deve continuar no estado

Da Redação

De acordo com relatório divulgado pela Climatempo, a semana  começa com tempo aberto no Rio Grande do Sul, com temperaturas em elevação nesta segunda-feira (11). A maior parte do estado terá um dia quente. Algumas localidades (sobretudo a grande Porto Alegre e áreas do norte e do noroeste do estado), terão temperatura acima dos 30°C.

O calor da região está associado a uma condição pré-frontal (o que antecede a chegada de uma frente fria, com ventos quentes, predominantes do quadrante norte).

Mas, já tem indicativo de nuvens de chuva avançando sobre o Uruguai; até o final da manhã, pancadas de chuva já podem começar a acontecer também pelo extremo sul gaúcho e a região de Uruguaiana. Este será o início de um novo período de temporais pelo Rio Grande do Sul.

Na terça-feira (12), antes da frente fria se afastar em alto-mar, ela contribui para espalhar mais a instabilidade pelo Rio Grande do Sul, além disso, terá o reforço de outros fatores como: fluxo constante de umidade em níveis baixos da atmosfera, o deslocamento de uma baixa pressão no Paraguai e um grande cavado meteorológico em níveis médios sobre a Argentina. ATENÇÃO: TODOS ESSES FATORES SÃO FONTES PROPÍCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NUVENS CARREGADAS.

Na quarta-feira (13), a área de baixa pressão que atuava sobre o Paraguai se desloca sobre o estado, alcançando o oceano durante a noite. Ao longo da noite, este sistema se desenvolve como um novo ciclone extratropical e uma nova frente fria. O dia será marcado por chuva em todo o Rio Grande do Sul. Pela manhã a chuva será intensa entre o sul gaúcho, a Campanha e o noroeste do estado e torna-se intensa entre a tarde e a noite sobre a Grande Porto Alegre, a região dos Vales, a Serra e o norte gaúcho. Há também previsão de ventos fortes para todo o estado.

Na quinta-feira (14), o ciclone extratropical se intensifica sobre o oceano, mas os ventos associados a ele terão impactos pelo Rio Grande do Sul, sendo mais intensos especialmente pela faixa litorânea. Além disso, esta circulação de ventos em níveis médios da atmosfera contribui para mais chuva na maior parte do estado. Neste dia, a chuva mais forte, se concentra por áreas do leste e do nordeste do estado.

Mortes

Até o fechamento desta matéria, o número de mortes no estado causadas pelo ciclone extratropical chega a 46 pessoas.

Fonte: Climatempo 

Mais Lidas

spot_img