InícioPolíticaVereador pede implantação do “botão do pânico” nas escolas de Carapicuíba

Vereador pede implantação do “botão do pânico” nas escolas de Carapicuíba

Medida foi uma das ações discutidas na Câmara Municipal para coibir possíveis ações violentas nas escolas

Da Redação

Assim como a vizinha Barueri, a cidade de Carapicuíba também discute a possibilidade de criação do chamado “botão do pânico” nas escolas municipais, além de outras ações para coibir a violência nos ambientes de ensino.

A proposta foi destacada pelo vereador Ari Cardozo (Republicanos). “As escolas deveriam ter um sensor igual aos bancos, então, entrei com esse projeto para lutarmos para conseguirmos colocar o botão do pânico. O nosso maior bem não está nos bancos, mas nas escolas”, justificou.

Ari Cardozo em discurso. Foto: Câmara Municipal de Carapicuíba

De acordo com o parlamentar, a ideia é que caso ocorra alguma ação violenta, o mecanismo acionaria diretamente a Guarda Municipal que iria imediatamente ao socorro à unidade escolar. “protocolei o projeto hoje e vamos debater na semana que vem”, informou.

Plano de Ações

Já o vereador Sheriff Paulo Costa (Podemos), por meio de uma Indicação, sugeriu a criação de um plano amplo para reforçar a segurança das escolas e creches. No texto ele pediu a inclusão de um guarda municipal armado nas escolas, instalação de câmeras, detector de metais e a possibilidade para que agentes da Guarda Municipal possam fazer rondas em horários de folgas, além da criação de concurso para GCM.

“Hoje começou a se disseminar ataques nas escolas, mas não podemos achar que é momentâneo, podemos sim inibir e acabar com segurança. Esse hábito de disseminar o pânico vai acabar e temos que nos preparar”, acrescentou o vereador.

Mais Lidas

spot_img