InícioUtilidadeDistribuição da vacina contra a dengue começa na próxima semana

Distribuição da vacina contra a dengue começa na próxima semana

No total, 17 estados brasileiros receberão as doses das vacinas. No estado de São Paulo, 17 municípios serão contemplados. Vacinação vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Da Redação

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios selecionados pelo governo federal começa na próxima semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, em reunião tripartite na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília.

No total, 17 dos 27 estados brasileiros receberão a vacina. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantis.

No estado de São Paulo, 17 cidades foram selecionadas para receber as doses: Arujá, Biritiba-Mirim, Corupá, Ferraz de Vasconcelos, Guaramirim, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, São João do Itaperiú, Schroeder e Suzano.

A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga, uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda.

Nesta quarta-feira (31), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a questão seria resolvida por meio do envio do arquivo em formato digital.

Em razão de uma quantidade limitada de doses a serem fornecidas por parte do próprio laboratório, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.

Pessoas com mais de 60 anos não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.

A previsão do ministério é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.

Fonte: Agência Brasil

Mais Lidas

spot_img